9h às 18h (41) 3203-3004 Rua Professora Cezzarino, 229 | Curitiba - PR

Como fazer a temperagem

31.07

Criar chocolates viscosos e com brilho exige cuidados básicos e requer o uso de algumas técnicas, por isso vamos falar sobre o assunto no post de hoje. Existem diferentes métodos para temperar cada tipo de chocolate – branco, ao leite e meio amargo – mas vamos começar entendendo o que é a temperagem:

Temperagem ou pré-cristalização

A temperagem nada mais é que o resfriamento correto do chocolate, na temperatura certa, para que os cristais da manteiga de cacau sejam formados uniformemente, sem que ela se separe dos demais sólidos do cacau, criando uma estrutura compacta e homogênea, pronta para ser trabalhada.

A pré-cristalização adequada do chocolate garante que ele endureça, tenha aparência acetinada e som de quebra perfeito. Além disso, o desenforme é muito mais fácil, pois o chocolate se contrai durante o resfriamento.

Este processo envolve temperatura, tempo e movimento. Estes elementos são fundamentais para que o resultado final dos seus produtos seja incrível. Quando a temperagem é mal feita o chocolate fica com visual acinzentado e sem brilho.

Viscosidade
A viscosidade determina tempo de preparo e espessura dos seus produtos feitos de chocolate.

Menos viscoso – formas maiores
Mais viscoso – moldes com detalhes e preenchimento feito de 2 a 3 vezes.
Lembre-se: quanto mais viscoso, mais fininha e crocante é a casquinha.

Toque final
A temperagem ou pré-cristalização é essencial para que seus produtos de chocolate sejam perfeitos

Continue acompanhando nosso blog. Nos próximos posts vamos falar sobre os diferentes métodos de temperagem!