9h às 18h (41) 3203-3004 Rua Professora Cezzarino, 229 | Curitiba - PR

O que é Sugar Bloom?

08.01

Já ouviu falar em Sugar Bloom? Se você ainda não ouviu esse termo, provavelmente já deve ter vivido esta experiência na prática. Sabe quando você abre uma embalagem de chocolate e encontra uma formação áspera, granulada e esbranquiçada na superfície da barra ou bom bom? Isso é o Sugar Bloom.

Sugar Bloom, florescimento de açúcar, é um defeito causado pela umidade. Ele cria uma textura áspera na superfície do chocolate, caracterizada por pequenos cristais, granulações ou bolinhas.

Outro exemplo dessa situação é quando um chocolate é retirado do congelador e é colocado num local aberto, com temperatura ambiente. A umidade presente no ar irá condensar a superfície do seu chocolate e provocar o Sugar Bloom.

A temperagem resolve o problema?

Não, o defeito permanece no chocolate e não pode ser resolvido pela temperagem. Os gruminhos da casquinha do chocolate só irão mudar de lugar. Nesta situação, o açúcar presente no chocolate, ao ser derretido, formará cristais ainda maiores.

Dicas para evitar o Sugar Bloom

– Verifique se a superfície de trabalho e/ou suas forminhas estão limpas e bem secas, pois o contato do chocolate com apenas uma gota de água há pode causar este defeito.

– Armazene seu chocolate antes de utilizar SEMPRE em ambiente seco. O armário é o ideal!

– Antes de desempacotar seus produtos, deixe-os descansando por algumas horas, essa ‘re-ambientação’ evita o choque térmico do chocolate de uma área fria para uma mais quente.

– Após aberto, embale em plástico filme ou armazene em potes herméticos, de preferência na embalagem original.

Toque final

– Escolha produtos com qualidade garantida, como os produtos Callebaut
– Utilize técnicas corretas de armazenagem
– Confira se a embalagem do chocolate está bem vedada.

Se você tomou todos esse cuidados mas ainda assim o problema permanece, entre em contato com o fabricante e reporte.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nosso blog e saiba todos os segredos do Chocolate. Aproveite e compartilhe este link com quem ama chocolate e vai adorar esse doce conteúdo.